Pra voces


Falando batatas...

O seguinte relato é uma historiam de quando estava fazendo meu ano do serviço no Paraguai. Foi muito lindo, mas também com muitas provas.

Sempre tinha que viajar para Argentina a cada três meses, porque estava como turista, então nas migrações (na fronteira onde você tem que fazer o visto do passaporte para a visa) sempre tinha um problema, era bastante estranho quando havia alguém de outra região que não é da fronteira

Então uma das tantas vezes que fui para a Argentina desde o Paraguai, fui antes com uma amiga para perguntar se eu vou a ter problema depois no meu retorno. Na migração uma pessoa me disse que não, que estava bem e que somente tenho que perguntar na migração Argentina. Eu estava feliz pela resposta, e então minha amiga retornou para sua casa e eu fui para Argentina, na migração de lá tive muitas perguntas, mas tudo bem, mas com os papeis tudo ficou bem.

Mas o problema aconteceu depois no retorno.Um jovem disse que eu devia falar com o chefe de Migração, eu fiquei assustada, então foi com ele, e então o senhor me disse que tenho que pagar 200mil guaranis (são 40 USD mais ou menos) então eu estava furiosa e perguntei por que, mas ele só falava que se eu queria meu documento tive pagar para ele (embora a lei diz outra coisa).

Minha indignação foi muita, que não podia acreditar que ele me estava deixando entrar seus país sem visa, portanto disse tudo que pensava.

Eu disse que uma pessoa não tem dever de ajudar a gente da sua região no jeito que eu fazia, mas ele não podia não deixar que outros não podiam fazer nada. Então ele se foi, e me deixo com o jovem que disse que devia melhor pagar. Eu mais enfurecida falei a ele, que um jovem como ele fazia que seu país fosse olhado diferente, e que eu tinha muita lastima que ele fique neste jeito. Porque eu amava a Paraguai, mas não podia deixar que essa imagem ficasse consigo. Eu estou aqui para ajudar a sua gente, a servir a seu povo e você esta sendo assim... eu disse. Olhei para ele diretamente e eu disse que tinha que pagar porque não seria “ilegal”, mas ele tinha que lembrar sobre o que eu falei. Saquei o dinheiro e deu-lhe. E foi de lá rapidamente.

Uma criança então me chamou e me dize que nas migrações me chamavam que queriam falar comigo. Eu pensei que já tinha visa no meu passaporte, então eu retornei um pouco surpresa, olhei o jovem que me chamava de volta. E sem dizer nada devolveu-me o dinheiro nas minhas mãos. Eu fiquei sem palavras. Ele só disse “não é necessário”.



Perdão pelos erros, espero que seja compreensível, pelo menos.

1 comentario:

Unknown dijo...

Acho que você foi a primeira pessoa a ter a iniciativa de reclamar e mudar, as atitudes que certas pessoas tem por ocupar uma posição superior, mostrando assim o erro e a injustiça que fazem.
Parabéns